Sara Schürmann é mestre em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança — IPL e frequenta atualmente o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O seu percurso inscreve-se no gesto e na escuta, fazendo do ensino, da criação e da investigação uma triangulação presente, num campo ativo onde a prática e o pensamento coexistem em movimento.
Enquanto docente, tem vindo a lecionar Técnica de Dança Clássica e Técnica de Dança Contemporânea na Escola Superior de Dança (IPL), na Escola Luís António Verney e nos Estúdios Victor Córdon. Paralelamente, orienta aulas particulares, sobretudo dedicadas à preparação de bailarinos para audições e concursos. É, ainda, professora convidada em diversas instituições e programas, nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Conservatorio Superior de Danza María de Ávila, o projeto DOOR de Margarida Belo Costa, o Programa AZA de Inês Pedruco, a Escola de Ballet do Porto, o Estúdio 13, a escola Passos de Dança, a Estufa — Plataforma Cultural e o Conservatório de Dança — Dancespot. No passado, assumiu a direção pedagógica da Professional Ballet School of Porto.
Colaborou como assistente de ensaio e de coreografia no Programa Território dos EVC (edições VII e VIII), trabalhando ao lado de criadores como Jermaine Spivey, Nico Monaco e Nicole Kohlmann.
Enquanto criadora, tem vindo a assinar peças que convocam imaginários plurais. Entre os seus trabalhos destacam-se Never Seem to Find the Time, Ubiquitous Flutter, Behind me. The Monster., Tarefa de Poeta, Guerra e Paz e Trabalho de menino, as duas últimas em cocriação. A nível internacional, apresentou Synergie no Centre Culturel Blaise Senghor (Senegal). Em contexto colaborativo, destacam-se ainda as obras Expressão dos Destemidos, Arte & Liberdade e Motus Inclusive.