Formado em engenharia de energia e meio ambiente, atualmente bailarino, performer e coreógrafo, Henrique Furtado Vieira vive em Lisboa. Fez a sua formação artística em várias instituições francesas (INSA de Lyon, Extensions — CDC de Toulouse, Prototype II e Dialogues III — Abadia de Royaumont).
Desenvolve a sua prática artística principalmente entre a criação coreográfica e a colaboração como intérprete com vários artistas, tais como Bleuène Madelaine, Éric Languet, Aurélien Richard, Céline Cartillier, Tino Sehgal, Salomé Lamas, André Uerba, Sofia Dias & Vítor Roriz, Ana Renata Polónia, Vera Mantero, Boris Charmatz e Tania Soubry. Pontualmente, dedica-se à investigação, à pedagogia e à escrita em relação com a dança, em diferentes contextos e através de múltiplas parcerias (O Rumo do Fumo, Unlock Dancing Plaza, Ballet Contemporâneo do Norte, Festival END, Comédias do Minho, entre outras). Mais recentemente, tem estado envolvido como dramaturgista nas coreografias de Nicolas Hubert (Compagnie Épiderme) e de Giulia Arduca (Compagnie Ke Kosa). Fez a curadoria da segunda edição do projeto MATÉRIA, juntamente com Catarina Vieira e Josefa Pereira.
Os seus trabalhos são frequentemente criados em sinergia com outros artistas, como em Bibi Ha Bibi, com Aloun Marchal, ou em Stand still you ever-moving spheres of heaven, com Chiara Taviani. Nos seus espetáculos/performances, destaca-se a sobreposição de estilos e de géneros, a presença vocal na dança e o(s) espaço(s) da imaginação. Tem colaborado e apresentado o seu trabalho em instituições como Aerowaves, CDC Toulouse, Festival de Teatro e Dança de Gotemburgo, Festival Romaeuropa, rede europeia DNA, Teatro Municipal do Porto, Festival Temps d’Image, Espaço do Tempo e CCB, entre outros.
Fotografia
© Estelle Valente