Martins Simão Tuvanji é bailarino, intérprete e músico.
Começou a dançar aos 14 anos de idade e em 2008 entrou na Companhia de Canto e Dança da Matola, onde dançava danças tradicionais. Em 2011, entrou pela primeira vez em contacto com a dança contemporânea, a convite do Jorge Ndjozi e Panaibra Canda, na CulturArte. Lá, começou a treinar com vários coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais.
Participou na organização e montagem de vários eventos da Companhia de Canto e Dança da Matola, fez parte dos Jogos Africanos de Maputo (COJA) em 2010, como membro do corpo de baile, e participou no festival Intermunicipal UMSSEMB ACCORD. Montou a obra Makhandene do escritor Dr. Luís Savene, na qual interpretava a personagem principal, que estreou no Auditório Municipal Carlos Tembe, na Matola.
Fez formação de Dança Jazz no Centro Cultural Franco-Moçambicano. Em 2017, foi selecionado para o projeto Teka, produzido pelas YODINE Produções e coreografado por Idio Chichava e Horácio Macuacua. O espectáculo estreou no KINANI e foi ao festival Theaterformen (Alemanha) e ao MASA (maior mercado das artes no continente africano, realizado na Costa do Marfim). Em 2022, criou uma peça com Fernando Machaieie, com a ajuda de Idio e da ConvergeMais, intitulada Esteira. Colaborou em outros projetos desde aí, participando várias vezes no KINANI.
Já deu aulas de danças tradicionais em várias escolas.