Bailarina e Coreógrafa
Margarida Belo Costa iniciou o seu percurso na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. É Licenciada pela Escola Superior de Dança-IPL, e especialista em Ensino da Dança. Como freelancer tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança. Como intérprete destaca a colaboração com: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Companhia de Dança de Évora, Companhia de Dança de Almada, Teatro Nacional São Carlos - OPART e Companhia Paulo Ribeiro.
Como criadora, tem apresentado as suas obras desde 2012, trabalhando com companhias de dança profissional, semi profissional, escolas de ensino livre, escolas de regime articulado, projetos multidisciplinares e de investigação, destacando: “displaced episodes” BOX NOVA - Centro Cultural de Belém (2015), "Promise" para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo - CPBC (2018); “P.s. Carmen” para a Companhia de Dança de Almada (2018), "Our Last View" Ravenna, Itália (2019), “Faustless” Festival NANT - Teatro Viriato, Viseu (2020), e “Renova” em parceria com o compositor Nuno da Rocha, uma produção Renova Art Commissions 2021 e Apperception Plotline para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo - CPBC (2022).
Convidada a lecionar nacionalmente e internacionalmente em formações, cursos, workshops e masterclasses, destaca: Escola Superior de Dança- IPL; Estúdios Victor Córdon; CAB - Centro Coreográfico Lisboa; Formação Olga Roriz, FOR - Dance Theatre e Plate-Forme AWA -Luxemburgo.
Desde 2016 que participa como jurada em diversos eventos, salientando a presença no Júri Oficial no InShadow Lisbon Screendance Festival (13ª edição, 2021).
integrou o programa Jovens Compositores em 2022, enquanto coreógrafa convidada.