Joana Sá é pianista, compositora e improvisadora, e desenvolve o seu trabalho na área da música nova e da música contemporânea. Tece um interesse especial pela incorporação de outros meios e de outras áreas artísticas nos seus trabalhos e tem-se apresentado em concerto em vários festivais e outras programações importantes em Portugal e no exterior.
É membro dos grupos Almost a Song e POWERTRIO e colabora muito frequentemente com a artista plástica Rita Sá. Fez música para cinema (destacando, por exemplo, Tabu, de Miguel Gomes), e tem colaborado com vários artistas em projetos diversos (Deolinda, Simão Costa, Marco Franco, Nuno Aroso, Drumming GP, Peixe, etc). Co-coordenou a área de música do CENTA (2007/2008), desenvolvendo vários projetos com a comunidade e integrando o projecto rExistir, realizado com reclusos do Instituto Prisional de Castelo Branco.
Gravou para as rádios alemãs Deutschland Funk e SWR2, e também para a Antena 2. Editou trabalhos pela blinker, Shhpuma, Creative Sources e Centa. Foi ainda baixista da banda Pinhead Society ente 1993 e 2000.