Amélia Bentes licenciou-se na Escola Superior de Dança, tem um BA pelo European Dance Development Center (Holanda), um Mestrado em Ciências da Comunicação pela UNL e o Título de Especialista em Dança pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Iniciou o seu percurso como bailarina profissional na Dance Alliance (Inglaterra), de Mary Fulkerson, e foi bailarina convidada em vários projetos independentes do grupo Hard Knocks, dirigido por Yoshico Shuma (Nova Iorque). Como intérprete, destaca o seu trabalho com a Companhia Amsterdam Dance Theatre (Países Baixos). Colaborou em duas produções com a coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, dançou várias coreografias de Paulo Ribeiro e improvisação com Vera Mantero e Meg Stuart no “Festival Danças na Cidade”, e integra, desde 1992, a Companhia Clara Andermatt, onde começou como bailarina e foi assistente em várias produções. Em 2019, foi intérprete na coreografia MUIÇAS, de Tânia Carvalho, para o Festival DDD (Porto).
Desenvolve trabalho coreográfico em nome próprio desde 1997, e já o tem apresentado fora de Portugal, nomeadamente nos Países Baixos, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Brasil. Eternuridade, Sem chão sem fim, Um fio de ar e EGO SKIN são obras da sua autoria que contaram com apoios do Ministério da Cultura, Fundação GDA e EGEAC. EGO SKIN foi considerada a melhor coreografia de 2007 pela organização Guia dos Teatros, juntamente com Cabeças no Ar. Às obras premiadas da sua autoria junta-se Mar és, a sua primeira coreografia em nome próprio e com a qual ganhou o 3º prémio nacional do programa “Novos valores da cultura” (1988).
O seu processo de criação e interpretação tem vindo a ser enriquecido com workshops com os mais relevantes nomes da dança contemporânea a nível mundial, designadamente Steve Paxton, Wim Wandekeybus, Alan Platel ou David Zambrano.
Participou em diversas obras de teatro e cinema e coreografou para projetos de outros artistas.
A artista junta à interpretação e à criação a experiência pedagógica, tendo vindo a lecionar diversos workshops de movimento e dança contemporânea dentro e fora de Portugal. Dá aulas na Escola Superior de Dança desde 2005, onde é atualmente Professora Adjunta.