Amélia Socovinho

Artistas

Maputo, Moçambique, 1987.

Amélia Socovinho é bailarina profissional e performer.

Iniciou a sua carreira nas danças tradicionais em 2003, enquanto frequentava o ensino secundário. Em 2006, entrou para o projeto Independência, um grupo de dança inclusivo criado no seio da CulturArte e dirigido pelo coreógrafo Panaibra Canda. Desde aí, foi colaborando com este último em vários projetos, tais como Incomat, Borderlines, Poema de gestos, ou Mentiras Aplaudidas entre outros.

Como intérprete das peças de Panaibra Canda, tem viajado pelo mundo e dançado em festivais internacionais como, por exemplo, Panorama (Brasil), Euro-scene (Alemanha), Danse L’Afrique Danse (África do Sul), Festival Di Art Integrante (Suíça), Global Dance (EUA), KIKANI (Moçambique) ou Alkantara (Portugal), entre outros.

É também locutora, comunicadora e professor de dança. Entre 2009 e 2014 trabalhou como voluntária na inclusão das crianças com deficiência na área da dança. Já participou em diversos workshops com artistas moçambicanos e estrangeiros, e foi bolseira de residências artísticas na África do Sul, no Brasil e em Portugal.

  • Outros artistas

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

w

x

y

Este website utiliza cookies. Saber Mais.