Beatriz Mira

Artistas

Bailarina, Coreógrafa

Beatriz Mira integrou a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de 2020 a 2023, onde trabalhou com coreógrafos como Vasco Wellenkamp, Benvindo Fonseca, Margarida Belo Costa, Iratxe Ansa e Igor Bacovich. Desde então, enquanto freelancer, tem colaborado enquanto intérprete com coreógrafos como São Castro e António Cabrita, Remy Tilburg, Led Silhouette e Victor Hugo Pontes.

Paralelamente, tem desenvolvido um percurso autoral, destacando-se a parceria com Tiago Barreiros, com criações apresentadas em contextos como Rotterdam International Duet Choreography Competition, onde foram distinguidos com o Partner Award do Het Nationale Ballet, que resultou numa criação para a Junior Company do HNB com estreia no Holland Dance Festival, Festival de Danse de Cannes, Stray Birds Dance Platform (TW), de onde resultou o convite para integrar o Jeju International Dance Festival (KR), Central Park Summerstage (NY) e Dança em Trânsito (BR).

Em 2023 co-criou ainda Atopos com Miguel Santos, peça vencedora da Mostra Nacional de Jovens Criadores da revista Gerador. Como continuação da sua formação, em 2024 concluiu o Mestrado de Criação e Práticas Profissionais na Escola Superior de Dança. Em 2026 terá a sua estreia de criação a solo para cinema, com a realizadora Raquel Medeiros, para a curta-metragem de video-dança ‘Baile de Resistência’.

Fotografia:

© Sara Saraiva

  • Participante nos programas

Este website utiliza cookies. Saber Mais.