Noeli Kikuchi, de nacionalidade japonesa e nascida em Portugal, iniciou os estudos em dança na Escola Superior de Dança (IPL), concluindo o mestrado em Artes Cénicas na FCSH-NOVA e realizando o estágio curricular na companhia de teatro Artistas Unidos. Destaca a participação no programa Jovens Compositores dos EVC em 2019. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Teatrais e Performativos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua carreira profissional como bailarina e assistente de ensaios no espetáculo de dança inclusiva Un Tsugi (2021), dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez. Como intérprete, tem integrado desde então vários espetáculos, entre eles: Now I Know, I Really Don’t Know (2021) de Hugo Marmelada; Renacimiento (2022); a ópera Blimunda (2022); Sonhos de Einstein (2023) de Rui Horta; Na Onda da Distância (2022) de Rafael Alvarez; Transformer L’Homme (2022) de Tomás Moital; e o videoclip de ISLET (2022) de Surma. Trabalha de forma recorrente com Rafael Alvarez na circulação nacional e internacional do espetáculo MONO-NO-AWARE (2024-2025). Prosseguiu a colaboração com este coreógrafo no projeto Choreo.Portraits (2024) e em TSUGI (2025).
Estreou-se como coreógrafa com a peça transdisciplinar Ok, honey (2022), cocriada com a compositora Inês Madeira Lopes e a percussionista Madalena Rato. Na área do teatro, integrou a companhia de teatro físico Manga Theater sob direção de Tiago Faria, foi assistente de movimento do encenador Hugo Gama no ULTIMACTO (Grupo de Teatro da FPIE da Universidade de Lisboa) e assistente de cena do encenador Jorge Silva Melo em Vida de Artistas (2023).
Fotografia
© Beatriz Almeida