Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos de dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Aos 15 anos, começou a participar em competições internacionais, nomeadamente no Prix de Lausanne e na Varna Ballet Competition. Aos 16 anos, foi finalista na competição Youth America Grand Prix, de onde recebeu uma bolsa para estudar na Royal Ballet School em Londres.
Em 2012, ingressou na companhia Northern Ballet, onde dançou até 2021 como solista. Papéis de destaque com o Northern Ballet incluem Madame de Pompadour em Casanova, Princesa Beatrice em Victoria, Bertha em Jane Eyre e Madrasta em Cinderella.
Como coreógrafa, os seus principais trabalhos incluem Little Red Riding Hood, um ballet para crianças que foi filmado para o canal CBeebies, e a peça Termagant, que foi dançada pelo Northern Ballet e pelo Cape Town City Ballet. Esta peça rendeu-lhe o prémio de melhor coreografia na Dance Open America.
Para além da dança, Mariana também desempenhou a função de delivery lead na Tonic Theatre, uma organização com foco na igualdade, diversidade e inclusão nas artes.
Atualmente, Mariana leciona Técnica de Dança Clássica, Técnica de Pontas, Repertório e Caráter na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e no Dance Spot Conservatório. Também é convidada regularmente para lecionar em escolas e companhias em Portugal e internacionalmente.