Interprete e Coreógrafa
Catarina Câmara encontra-se, atualmente, entre as práticas artísticas, a área da educação e a intervenção social e comunitária. É licenciada em direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa, tendo complementando a sua formação em artes performativas no c.e.m. (centro em movimento), no Fórum Dança e no centro coreográfico La Raffinerie - Charleroi Danse (Bruxelas). Fez o curso em psicoterapia Gestalt pela Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt de Lisboa.
Como intérprete, destaca-se a colaboração que tem vindo a desenvolver com a Companhia Olga Roriz desde 2003. Leciona dança / movimento a profissionais de dança e de teatro e a público em geral. Fez diversas assistências de movimento para teatro e dança, em peças de Ushia Vaello, Cristina Carvalhal, Rogério de Carvalho, Claudio Hochman, entre outros. Conta com as seguintes criações artísticas:_ De Duas Um_, com Maria Belo Costa (2005), Rosa de Papel, com Luiz Antunes (2006), A Cabra Sou Eu (2009), Amora, com Félix Lozano (2011), Parábolas Para Quê? (2018), Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações (CNB, 2017) - estas duas últimas dirigidas a público infantil e juvenil. Integrou também diferentes projetos multidisciplinares, com a Direção-Geral da Educação, Fundação Aga Khan, Companhia Nacional de Bailado (Projetos de Aproximação à Dança), Teatro Ibsen, Escola Luís António Verney e Companhia Paulo Ribeiro, entre outros.
Desde 2019, é coordenadora artística e social do CORPO EM CADEIA (iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social), apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.