Israel Aloni é um coreógrafo, educador, intérprete, escritor e gestor cultural.
Aloni estudou dança nos Estúdios de Dança Bat Dor em Tel Aviv e na Thelma Yellin School of the Arts. Como intérprete, Aloni dançou um vasto repertório mundialmente aclamados durante o seu envolvimento com o Israel Ballet, Kibbutz Contemporary Dance Company, "The Project" pertencente à Ópera de Israel e Odelya Kuperberg Dance Group. Entre 2002-2017, Aloni criou e interpretou uma vasta selecção de repertório com GöteborgsOperans Danskompani (Suécia) que foi a sua companhia de origem durante quinze anos.
Em 2013-2014, Aloni foi artista convidado pela Sasha Waltz & Guests em Berlim, Alemanha. Paralelamente à sua carreira como intérprete, Aloni tem coreografado, orientado e ensinado dança. Trabalhou em todo o mundo com profissionais e estudantes do ensino superior em estruturas independentes, bem como em instituições como o Regionteater Väst (SE), Norrdans (SE), Sasha Waltz & Guests (DE), NAROPA (US), Sydney Dance Company (AU), Estonian National Ballet, Lithuanian Academy of Music and Theatre e MAPDance Chichester (UK), entre outros.
Como coreógrafo independente, Aloni desenvolveu a sua própria linguagem coreográfica, que é também o núcleo do seu método de ensino. A prática de Aloni deriva principalmente do seu fascínio pela criatividade infinita da mente e da fantasia, enquanto utiliza o corpo como uma demonstração física do eu - um meio de interação com os outros e de experimentação subjetiva do mundo. Além disso, as suas metodologias de criação e produção são resultados diretos do seu desejo de facilitar uma realidade na qual os indivíduos são libertados e encorajados a emancipar a sua voz artística subjetiva através de ações e atividades que recompensam os artistas, os seus colaboradores e o público.