Benvindo Fonseca

Artistas

Moçambique

Benvindo Fonseca estudou no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola da Fundação Gulbenkian, e continuou a sua formação em Nova Iorque, Londres e Paris.

Solista na Companhia de Dança de Lisboa e no Ballet Gulbenkian – onde foi bailarino principal –, trabalhou com grandes nomes como Mats Ek, Jiří Kylián, Hans Van Manen, Ohad Naharin, Itzik Galili, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Paul Taylor, Christopher Bruce e Nacho Duato, entre outros. Cofundou e foi Diretor Artístico / Coreógrafo do Ballet Contemporâneo de Lisboa.

Enquanto coreógrafo, criou peças para o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro O Bando, Teatro Experimental do Porto, Ballet Gulbenkian, Companhia de Bailado Contemporâneo, Companhias de Dança de Almada e Évora, Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança, Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, Stadttheater Hildesheim (Alemanha), Ópera de Berlim e Compañía Úrsula López (Espanha).

Da sua multifacetada carreira, destacam-se o solo de dança A Dança Árabe, de Tchaikovsky, com Maria João Pires ao piano, o pas de deux para Povo que Lavas no Rio, ao vivo, na presença da fadista Amália Rodrigues, e a coreografia do bailado Dawn of an Announced End, com a sinfonia nº 2 de Beethoven tocada ao vivo pela Orquestra Sinfónica do Musiktheater im Revier (Gelsenkirchen, Alemanha).

As suas coreografias já foram dançadas em Espanha, Itália, Alemanha, EUA, Cuba, Brasil, Grécia, Polónia, Argentina, República Dominicana e México.

Multipremiado, este extraordinário bailarino conquistou a distinção “Jovens na Criatividade”, atribuído pela ONU, o prémio Carreira da Primo Canto - Associação Cultural, e também prémios da Câmara Municipal de Oeiras e RDP África, entre muitos outros. Foi homenageado na Gala de Estrellas na República Dominicana e participou, em 2017, no II Dance N'Arts Winter Course como professor convidado.

  • Outros artistas

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

w

x

y

Este website utiliza cookies. Saber Mais.