Ana Caetano nasceu em 1970. Vive e trabalha em Lisboa. Começou o seu percurso artístico na dança contemporânea e, mais tarde, formou-se em design gráfico (no IADE), em pintura (na SNBA) e em artes plásticas (no Ar.Co). Dançou em diversas companhias de dança (Ballet Gulbenkian, Centre chorégraphique national de Grenoble) e com diversos coreógrafos em projetos pontuais, tanto em Portugal como fora do país, entre os quais Francisco Camacho, Jean-Claude Gallotta, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Bruno Cochat, Joanne Leighton e Beatriz Valentim.
Nos últimos anos, tem desenvolvido trabalho plástico/visual, no qual o corpo se tornou um instrumento fundamental. Procura desafios físicos, que implicam dificuldade e resistência, explora os limites e trabalha o desenho à escala do corpo. Interessa-se por novos modos de fazer e pelo cruzamento de práticas artísticas. Em 2024, desenvolveu o projeto Desenho.Música.Corpo, cuja componente performativa tem sido apresentada em diversos espaços artísticos e culturais (escolas, festivais, teatros e galerias). Os desenhos deste projeto resultaram numa exposição individual na Paços — Galeria Municipal de Torres Vedras e no Avenidas — Um Teatro em Cada Bairro.
Participou em várias exposições coletivas, entre as quais, mais recentemente, do arquivo do acervo (2023), Paradise Found, a_riscar e um gesto, todos os desenhos (2024). O seu trabalho está representado nas coleções Fernando Figueiredo Ribeiro, Fundação Carmona e Costa e Casa Santos Lima.