Lígia Soares

Artistas

Lisboa, Portugal, 1978.

Coreógrafa e dramaturga portuguesa residente em Lisboa. Lígia Soares estudou dança, mas já desde 1999 que o seu trabalho transita entre várias disciplinas, a saber, dança, teatro e performance.

Tem apresentado as suas criações em território nacional e em vários outros países, como Brasil, Alemanha, França, Noruega, Holanda, Bélgica, Sérvia e Croácia, entre outros. Entre 2001 e 2014, foi diretora artística da estrutura de criação Máquina Agradável. Desenvolveu também vários contextos de programação com outros artistas, como Demimonde e Face-a-Face (Programa Luso-Brasileiro de Artes Performativas).

Na sequência de trabalhos como Romance (2015), O Ato da Primavera (2017), Turning Backs (2016), e Jogo de Lençóis (2019) prossegue uma pesquisa em dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo, incorporando ou substituindo o próprio papel de performer. É mentora em diversos programas de escrita para cena e colabora regularmente como dramaturga em projetos de dança e teatro. As peças Romance, Cinderela, Civilização, Memorial e A Minha Vitória Como Ginasta de Alta Competição estão editadas pela Douda Correria. Recebeu a bolsa de criação artística e literária da DGLAB em 2020.

  • Outros artistas

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

w

x

y

Este website utiliza cookies. Saber Mais.