Bailarina e Coreógrafa
Depois de terminar os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa em 2015, Lua Carreira continuou a sua carreira profissional como bailarina no Ballet Junior de Genève, Suíça, sob a direção de Patrice Delay e Sean Wood. Em 2017, integrou a companhia de dança EgriBianco Danza, em Itália, dirigida por Raphael Bianco. Desde 2019, trabalha como bailarina independente e colabora em muitos projetos de dança, teatro e cinema.
Durante o seu percurso académico, Lua teve a oportunidade de apresentar as suas primeiras experiências coreográficas: Crane (2014) e Easy Rider (2015) no Conservatório Nacional; 2506 (2016) e The Door (2017) no Ballet Junior de Genève. Em 2019, estreou a sua primeira peça num contexto profissional, Lîla - Jogo Livre, cocriada com Umut Ozdaloglu, e, em 2020, deu à luz a segunda cocriação, com a dramaturga e atriz Adriana SáCouto, intitulada A Morte do Artista. Fez My Heaven is Better Than Yours para o projeto Quorum em 2020 e Kind of Blue em 2021.
Em 2019, Lua Carreira fundou MoonWalk.Reverse, com o objetivo de dar uma base mais sólida às suas pesquisas coreográficas. O projeto permitiu-lhe desenvolver trabalhos interdisciplinares, cruzando os caminhos dos artistas emergentes e promovendo parcerias nas artes performativas. É cofundadora da EmFim - Associação do Artista, uma organização sem fins lucrativos que apoia o projeto MoonWalk.Reverse.
Integrou o programa JOVENS COMPOSITORES em 2022, enquanto coreógrafa convidada.