Clara Andermatt

Artistas

Lisboa, 1963.

Considerada uma das pioneiras do movimento da nova dança portuguesa, a carreira de Clara Andermatt revelou, ao longo dos anos, uma identidade artística singular no panorama artístico nacional e internacional, evidenciada num percurso que deixou marca na história da dança contemporânea portuguesa.

Iniciou a sua formação em dança com sua mãe, Luna Andermatt, e graduou-se pelo London Studio Centre e pela Royal Academy of Dance, em Londres. Foi bolseira do Jacob’s Pillow (Massachussets, 1988), do American Dance Festival (Durham, 1994) e do Bates Dance Festival (Maine, 2002). Entre 1984-88 integrou a Companhia de Dança de Lisboa, dirigida por Rui Horta, e entre 1989-91 fez parte da Companyia Metros, de Ramón Oller (Barcelona).

Criou a sua própria companhia em 1991. Coreografou cerca de 60 peças, regularmente apresentadas em Portugal e no estrangeiro, algumas distinguidas com prémios nacionais e internacionais de referência. Em 1994 inicia uma forte relação com Cabo Verde, que se materializa em vários projetos de criação com intérpretes locais, ações de formação e colaborações com artistas de diferentes áreas.

Em 2015 é convidada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para dirigir artisticamente o projeto LabinDança. A sua linguagem está constantemente num processo de reinvenção marcado pela viagem, pelo encontro com outras culturas e outras linguagens artísticas e pela vontade de trabalhar com o corpo treinado e não treinado. Desde sempre que o seu trabalho tem uma dupla dimensão: artística e inclusiva.

  • Outros artistas

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

w

x

y

z

Este website utiliza cookies. Saber Mais.