Artista negro e gay, Jorge Cipriano nasceu na periferia de Salvador, no estado da Bahia. É bailarino, coreógrafo e Diretor de Movimento.
Formado em dança moderna e afro brasileira, é amante do teatro e do canto e dedica-se à pesquisa da mitologia Yorubá e das religiões brasileiras de matriz africana.
É diretor do Ìkóritá Núcleo de Artes, vice-presidente da Associação AMOR, fundador da Agadá Companhia de Dança Afro Contemporânea e criador do método de ensino de dança Ọ̀kànràn.
Fizeram parte da sua trajetória a Escola da Fundação Balé Folclórico da Bahia, a Fundação Cultural Do Estado Da Bahia (FUNCEB), o Balé Jovem de Salvador e Walt Disney - cuja equipa integrou e supervisionou os mais de quarenta membros do espetáculo musical The Lion King em Hamburgo e Londres. Em Portugal, trabalhou com importantes figuras da dança africana e contemporânea, entre as quais o Mestre Petchu e o renomeado coreógrafo Benvindo Fonseca. Colaborou também com a Companhia Tradicional de Dança Angolana Kilandukilu e foi bailarino e professor convidado da Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu PT.