Hélio Santos é bailarino, professor e coreógrafo. Natural de Cabo Verde, estudou dança contemporânea no c.e.m - centro em movimento (Lisboa) e na P.A.R.T.S - The Performing Arts Research and Training Studio (Bruxelas), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Cresceu e viveu a sua adolescência a dançar danças tradicionais africanas e faz parte da primeira geração de professores que levou o Kizomba ao resto do mundo. Simultaneamente, foi descobrindo a sua expressão na arte contemporânea.
Como coreógrafo de dança contemporânea, criou as peças Entrevistas, Living Through, Cântico dos Cânticos e Canoa. Foi também a personagem principal dos filmes Fertilize - Life as it Begins e The Black Bird Flying. Trabalhou como intérprete em peças de inúmeros coreógrafos nacionais e internacionais.
Acredita que existe uma energia criativa infinita que reside em cada um de nós e que nos pode ajudar a desbloquear padrões corporais e comportamentais - e, acima de tudo, a abraçar a vida com um ritmo mais harmonioso.