Performer e Coreógrafa
Josefa Pereira é performer e coreógrafa. Baseada em Portugal e também vive entre pontes e parcerias com a sua cidade, São Paulo, onde graduou-se em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, BR) através do programa de bolsas PROUNI, e em Amesterdão onde atualmente conclui mestrado no programa DAS Choreography (AHK, NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian.
Sua trajetória é marcada por diversas colaborações e participações em projetos da cena paulistana, contexto em que surgiram interesses em torno de coletividade, presença e gestualidade como campo de tensionamento estético e político, e atualmente em contexto português onde dedica-se a novas parcerias e ao desenvolvimento e circulação de seus trabalhos "Hidebehind" (2018) e Glimpse (2020) que fazem parte de "Bestiário PINK" que estreará sua terceira e última peça em 2022.
Entre seus trabalhos destacam-se também "Mandíbula" (2018) e "Égua" (2017) em parceria da artista Patrícia Bergantin. É performer e criadora em "Monstra" com direção de Elisabete Finger e Manuela Eichner. Desde 2019 atua como professora de dança junto ao Forum Dança fazendo deste um espaço para experimentação e troca de sua prática e pesquisa artística junto a outros artistas e interessados.
Já se apresentou em: Festival Cumplicidades (PT); inauguração do Teatro do Bairro Alto (PT); Acker Stadt Palast (DE); Moderna Museet (SE); Bienal SESC de Dança (BR); Festival Internacional de Danza Contemporánea-FIDCU (UR); Museum of Modern Art - MAM-SP (BR); Pinacoteca do Estado de São Paulo (BR).