Joana Couto é uma criadora e intérprete da cidade do Porto. Frequentou a Escola de Dança Ginasiano e a Universidade de Artes ArtEZ, na Holanda, em 2017. Como bailarina, destaca a colaboração com Guy Nader & Maria Campos, Helder Seabra, Roberto Olivan, Victor Hugo Pontes, Christine Hassid, Gilles Baron, São Castro e António Cabrita, entre outros.
Leciona desde 2020 em Portugal e tem sido convidada internacionalmente para lecionar na Bulgária, Holanda e Espanha, salientando a Fontys Academy of the Arts.
Como coreógrafa, criou If only this was about food em 2021; o solo de longa duração Sinto muito, que é acompanhado do seu livro-arquivo; e Apneia, o seu mais recente trabalho em cocriação com Leo Calvino, que se encontra em circulação nacional. A parceria com Leo Calvino resultou na criação do coletivo Cerca Trova, que estreará o seu próximo trabalho, Budô, em 2025. Cocriou e dirigiu a iniciativa multidisciplinar Festival Súbito e o Programa de Residências Órbita, que contou com 5 edições e que acolheu mais de 40 jovens artistas. Cocriou, em 2023, o ciclo de conversas “Deseclipse”.