João Esteves da Silva nasceu em Lisboa, em 1994, numa família de músicos. Licenciou-se em Estudos Gerais pela Universidade de Lisboa, em 2016. É atualmente doutorando no Programa em Teoria da Literatura da mesma instituição, onde concluiu também o seu mestrado, em 2019. É, desde 2024, membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
Foi coeditor de dois números da revista Forma de Vida e de um par de volumes de ensaios, sendo ainda tradutor, sobretudo de textos filosóficos. Paralelamente à filosofia, é crítico de música, com especial ênfase no trabalho de compositores-performers do século XXI, colaborando com publicações como Bandcamp, jazz.pt, Rimas e Batidas ou The Free Jazz Collective. Também no âmbito musical, foi comissário do Ciclo Jovens Improvisadores (2018), no O’culto da Ajuda, e fundador dos Encontros de Composição Espontânea (desde 2024), na Casa Cheia. Além disso, tem-se interessado cada vez mais pela produção discográfica.
A sua dissertação de doutoramento centra-se na natureza da filosofia e da crítica musical e em certas relações-chave entre ambas as atividades. Cada vez mais avesso às convenções académicas, tem procurado outras formas de expressão para o seu pensamento.