Jonas&Lander, dupla de coreógrafos portugueses, têm contribuído para o imaginário um do outro desde 2011, momento em que iniciaram a sua colaboração. Destacam-se com Cascas d’Ovo, obra que os levou a vários palcos nacionais e internacionais. Desde então, e até 2017, criaram e apresentaram também Matilda Carlota, Arrastão e Adorabilis.
Foram distinguidos como “Aerowaves Priority Company” em 2014 e 2017. Em 2015, fundaram a Sinistra, uma casa de fados localizada na vila de Sintra e cuja estrutura jurídica funciona atualmente como produtora do trabalho autoral de Jonas&Lander. Em 2019, estrearam Lento e Largo, espetáculo coproduzido pela Rede 5 Sentidos, Teatro do Bairro Alto e Teatro Freiburg (Alemanha), nomeado pela SPA na categoria de Melhor Coreografia (2019), e Coin Operated, em coprodução com a BoCA - Biennial of Contemporary Arts.
Participaram na série documental da RTP2 "Portugal que Dança" (2017) e no filme Body Buildings (2020). Em 2021, Jonas&Lander propuseram-se a resgatar as danças perdidas do Fado, num espetáculo híbrido entre a música e a dança, intitulado Bate Fado, que estreou no Festival DDD, e que tem vindo a conhecer um sucesso nacional e internacional. O espetáculo foi nomeado pelos jornais Expresso e Público como melhor peça de dança do ano.