Mélanie Ferreira iniciou os seus estudos em dança na Escola de Dança do Lugar Presente, em Viseu, onde frequentou o curso vocacional. Concluiu a licenciatura e o mestrado na Escola Superior de Dança, em Lisboa.
Através de vários workshops, masterclasses e programas intensivos, como o AAB (Ballet summer intensive, EUA), o seu percurso é marcado pelo contacto com diferentes linguagens, coreógrafos e bailarinos, entre os quais Jan Fabre, São Castro e António Cabrita, Tânia Carvalho, Kurt Koegel, Lander Patrick, Jurij Konjar, Allan Falieri, Margarida Belo Costa, Roni Chadash, Paulo Ribeiro, Marco da Silva Ferreira, João Cardoso, Tobiah Booth-Remmers, Lewis Seivwright, Mathilde Monnier, Flora Détraz, Corinne Rochet e Nicholas Pettit, Beatriz Valentim, Connor Scott, Cecilia Bengolea, Nadia Beugré, Hugo Marmelada, Horácio Macuacua, Erez Zohar e Peeping Tom.
Integrou projetos com os seguintes coreógrafos: Madalena Victorino, Francisco Pedro, Diana Niepce, Ana Borralho e João Galante, André Uerba, Lucia Nacht, Sérgio Penna, Daniel Matos, PLAY Company, São Castro, Clara Andermatt e João Lucas e Tiago Vieira. Em 2022, colaborou como intérprete nas peças SIRI, de Jorge Jácome e Marco da Silva Ferreira, BISONTE, de Marco da Silva Ferreira, VÄRA, de Daniel Matos, Anesthetize, de Maurícia Neves, e CARCASS, de Marco da Silva Ferreira.
A sua primeira criação, uma performance/fotografia intitulada Deitamos flores pelo lado de dentro, concebida em colaboração com André Alves, estreou em junho de 2021.