Candidaturas
3 ⏤ 30 JAN 2023
Audição
18 e 25 FEV 2023
Estúdios Victor Córdon, Lisboa
Ensaios
26 JUN ⏤ 20 JUL 2023
Estreia
21 ⏤ 22 JUL 2023
Teatro Nacional São João, Porto
Digressão
26 ⏤ 27 JUL 2023
Millennium Festival ao Largo, Lisboa
29 JUL 2023
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
- Info
Na 6ª edição do programa Território, os EVC recebem Sol León & Paul Lightfoot e Douglas Lee.
Calendário
Já na sua 6ª edição, o programa Território, dedicado a jovens bailarinos entre os 14 e os 18 anos, convida coreógrafos de incontestável relevância internacional, dando todos os anos a oportunidade a vários talentosos alunos de dança de trabalhar e aprender com criadores de renome. Ao longo das suas várias edições, Território já acolheu mais de 70 jovens de todo o país, provenientes de cerca de 40 escolas de dança espalhadas por mais de 30 cidades portuguesas. Em 2023, foram selecionados 10 bailarinas e bailarinos através de instituições de ensino de dança em Alcobaça, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto, Vale do Sousa e Vila Nova de Gaia.
Todos os anos, os EVC convidam um coreógrafo consagrado e um coreógrafo emergente para liderar o programa. Contando com a apresentação de uma nova criação, uma reposição imperdível e ainda a estreia de uma curta-metragem de um jovem realizador promissor, este ano o programa tem a honra de receber a dupla de coreógrafos Sol León & Paul Lightfoot, o coreógrafo Douglas Lee e o realizador Mário J. Negrão.
Os bailarinos selecionados terão a oportunidade de usufruir do conhecimento e da visão estética dos coreógrafos convidados, numa experiência profissionalizante e potenciadora de um olhar diverso e inclusivo. Oferecendo ao público português a possibilidade de assistir, em alguns casos pela primeira vez, a obras internacionais e contemporâneas, em edições anteriores o programa já contou com nomes como Wayne McGregor, Marco Goecke, Marcos Morau ou Alexander Ekman.
Com um passado profissional como bailarinos, León & Lightfoot são uma reconhecida dupla de criadores no ativo há mais de 30 anos. A trabalhar juntos desde 1989, criaram mais de 60 espetáculos para o Nederlands Dans Theater.
No Território VI, a dupla, que estará em Portugal pela primeira vez, irá ensaiar e apresentar uma reposição da peça de referência Sad Case, interpretada pelos participantes. Criada em 1998, quando Sol estava grávida da sua filha, Sad Case celebra agora 25 anos e é um dos principais pilares da obra dos coreógrafos.
Já Douglas Lee, que irá conceber e apresentar uma nova criação com os jovens bailarinos, formou-se na Royal Ballet School e foi bailarino principal no Stuttgart Ballet, onde começou a coreografar, tendo depois desenvolvido uma carreira enquanto criador freelancer.
Território VI contará ainda com a colaboração de Mário J. Negrão, vencedor do prémio Território | Estúdios Victor Córdon na categoria de Melhor Realizador Português do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival 2022. Com uma identidade visual própria, o artista irá apresentar-nos a sua visão do programa através de uma nova curta-metragem a ser projetada no espetáculo.
Depois da estreia no Teatro Nacional S. João (Porto), o espetáculo do Território VI irá encerrar o Millennium Festival ao Largo (Lisboa) e seguirá depois para Leiria, onde se fará a última apresentação desta edição.
Coreógrafos
Realizador
Mecenas Principal
Millennium BCP
Parceiros
Inshadow Lisbon Screendance Festival, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Nacional São João
Interpretação
Afonso Nunes, Bárbara Almeida, Diana Faria, Filipa Bacelar, Inês Pais, Ivo Santos, Joana Rodrigues, Leonor Freitas, Rafael Belinha, Santiago Novo
Escolas representadas
Academia de Dança de Alcobaça, Attitude Academia de Artes, Conservatório de Dança do Vale do Sousa, Dance Spot – Escola de Dança, DNA – Dance N’Arts School, EDD – Escola Domus Dança, Ent’Artes – Escola de Dança, Ginasiano Escola de Dança
- Outros programas