TerritórioIX

  • Info

Na sua 9ª edição, o Programa Território recebe coreografias de Wayne McGregor e Liliana Barros.

Calendário

14 FEV — Audição
18 JUN a 16 JUL — Criação e Ensaios
17 e 18 JUL — [ESTREIA] Teatro Nacional São João (Porto)
21 e 22 JUL — Millennium Festival ao Largo (Lisboa)
25 JUL — Teatro Aveirense (Aveiro)

Território consiste em um programa dedicado a jovens intérpretes com idades entre os 14 e os 18 anos, provenientes de escolas de dança de todo o país. Durante um mês de ensaios, os selecionados estarão em contacto direto com a linguagem de dois coreógrafos distintos na preparação de uma peça em remontagem e de uma nova criação.

Ao longo das várias temporadas, já acolheu mais de 100 jovens de todo o país, provenientes de cerca de 40 escolas de dança, que trabalharam com coreógrafos como Douglas Lee, Filipe Portugal, Alexander Ekman, Maurice Causey, Marco Goecke, Iratxe Ansa & Igor Bacovich, Wayne McGregor, Shahar Binyamini, Marcos Morau, Dorotea Saykaly, Sol León & Paul Lightfoot, Akram Khan, Jermaine Spivey e Nadav Zelner.

Na sua nona edição, o programa recebe o coreógrafo Wayne McGregor com a remontagem de FAR (excerto) e a coreógrafa Liliana Barros com uma nova criação.

Wayne McGregor é um coreógrafo britânico reconhecido pela fusão entre dança contemporânea, ciência e tecnologia. O seu trabalho concebe o corpo como campo de experimentação, explorando movimentos altamente físicos, precisão extrema e vocabulários coreográficos não convencionais. Colaborando frequentemente com artistas digitais, cientistas cognitivos, compositores e designers, McGregor cria obras que desafiam os limites da perceção e da forma, usando a dança para interrogar temas como a identidade e a memória.

Liliana Barros é uma coreógrafa e intérprete portuguesa sedeada em Berlim, cujo trabalho se distingue por uma forte componente visual e por um vocabulário de movimento altamente estilizado. As suas criações exploram universos híbridos entre o orgânico e o artificial, combinando rigor técnico, teatralidade e uma estética marcada por detalhes minuciosos no gesto. Através de ambientes sensoriais intensos, Barros constrói coreografias que investigam estados do corpo em metamorfose ou no limite.

Esta edição contará ainda com uma curta-metragem exibida entre cada peça, realizada por Filipe Faria, vencedor do Prémio Território | Estúdios Victor Córdon na categoria de Melhor Realizador(a) Português(esa) do InShadow — Lisbon Screendance Festival 2025.

A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Território IX.

Coreógrafos

Wayne McGregor, Liliana Barros

Curta-Metragem

Filipe Faria

Conceito e Produção

OPART / Estúdios Victor Córdon

Parceiros

Inshadow — Lisbon Screendance Festival, Teatro Nacional São João, Teatro Aveirense, Nederlands Dans Theater NDT 2, Companhia Nacional de Bailado

Mecenas do Programa

Fundação Millennium bcp

Imagem

© Afonso Martins | EVC 25

  • Outros programas

Este website utiliza cookies. Saber Mais.