MAR+ Residência de Criação Colaborativa FCG/EVC
Dando continuidade a um eixo de colaborações que mantemos desde 2020 com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, promovendo a criação e circulação de artistas, nasce em 2026 uma nova parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).
A FCG apoia igualmente, há muitos anos, as artes nos PALOP. As Mostras de Artistas Residentes, efetuadas no âmbito do programa PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste em 2022, 2024 e 2025, constituíram importantes momentos da demonstração da evolução das suas carreiras e das suas criações.
É neste âmbito que, numa parceria entre os EVC e a FCG, se realiza uma Residência de Criação Colaborativa com a coordenação da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas, entre 12 e 31 de outubro de 2026 nos Estúdios Victor Córdon, com a participação de seis artistas provenientes dos PALOP. A residência artística engloba uma apresentação, nos Estúdios Victor Córdon, do trabalho de criação desenvolvido durante este período para programadores, produtores e outros agentes culturais e uma conversa/partilha entre os artistas e o público no CAM — Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do evento Live Art.
