EncontrosparaoFuturoVII

  • Info

Entre facto e expectativa, na 7ª edição deste programa embarcamos numa palestra performativa, por ocasião do 500º aniversário de Luís de Camões.

Foram várias as temáticas e os formatos já explorados nas anteriores edições do Encontros para o Futuro. Na presente edição, e em linha com a ideia de transmissão, surge uma necessidade de revisitação de lugares, eventos e personagens que constituem as nossas narrativas históricas, perspetivando-as à luz do presente. Entre facto e expectativa, embarcamos numa palestra performativa por ocasião do 500º aniversário de Luís de Camões, com a autoria de Joana Craveiro e que envolverá bailarinos e bailarinas da rota geográfica deste familiar argonauta.

que bem posso escusar trazer escrito em papel o que na alma andar devia

criação e autoria Joana Craveiro

Joana Craveiro e a equipa multidisciplinar do Teatro do Vestido lançam-se a debelar, nesta palestra performativa, a vida e obra de Luís de Camões, trovador e argonauta, poeta maior português cuja obra irá ser revisitada e relida numa perspetiva do século XXI. Os feitos por ele descritos, os adjetivos escolhidos para descrever o encontro (confronto?) de culturas, as visões de impérios, a política e a ideologia que se esconde ou se revela nas suas palavras, a lírica camoniana e o amor tal como ele é cantado pelo poeta, constituem a matéria com que se tecerá este trabalho criativo de reflexão. Partindo, ainda, das ideias de viagem e de diáspora, esta palestra performativa integrará bailarinos do continente africano e asiático, indo ao encontro dessas marcas culturais expressas no corpo e no movimento, desconstruindo criticamente a obra de Luís de Camões na relação com estes corpos no espaço. Esta palestra performativa coloca a obra camoniana em diálogo com o pensamento de Edward Said no seu livro Orientalismo — Representações Ocidentais do Oriente, de John Berger, Arundhati Roy, Sanjay Seth, entre outros, procurando uma aproximação poético-política ao seu universo imaginário e literário.

Edição do programa no âmbito das Comemorações do 500º aniversário de Luís de Camões.

Criação e autoria

coprodução

Teatro do Vestido

Fotografia

© Ginásio Clube Português | 14-6-1955 — Exibição de homenagem aos sócios com "50 anos". Grupo de trapézio fazendo o seu exercício.

  • Outros programas

Este website utiliza cookies. Saber Mais.