1 - 5 SET
- Info
Na edição deste ano, acolhemos as linguagens distintivas de João Cardoso e Pedro Ramos.
Calendário
Outras edições
Com o intuito de promover a formação complementar para profissionais da dança ou em vias de profissionalização, com foco no aperfeiçoamento técnico, diversidade de linguagens e intercâmbio de conhecimentos, desenvolveu-se uma proposta complementar com o apoio da GDA, que se traduz na realização dos Programas Treino EVC e Kick-Off. Os três formadores intervenientes nas edições deste ano, são detentores de linguagens e metodologias consolidadas ao longo dos últimos anos e são reconhecidos de forma unânime pelos seus pares.
Kick Off ’25
Falling Into Movement in Connection com João Cardoso
Tanto como bailarino/performer quanto como professor, nos últimos anos João Cardoso tem desenvolvido interesse pelas técnicas do contacto improvisado e em como aplicá-las no trabalho horizontal de chão e no trabalho vertical, numa aula de dança contemporânea. A conexão com a música desempenha um papel essencial neste modelo de aula, pois funciona como veículo para praticar um corpo playfull, que gosta de se mover através de abordagens energéticas. A prática em si, começa a partir de momentos compartilhados ou individuais de “reset do corpo”, seja por meio de exercícios de respiração, pela exploração do cansaço ou pela improvisação a partir de pontos de contacto. Por um lado, a prática vai-se desenvolvendo em padrões de pesquisa do movimento, com atenção ao toque utilizado para despertar partes do corpo esquecidas. Por outro, no uso das técnicas de trabalho de chão, trazendo consciência para as transições entre o horizontal/vertical e desafiando um conceito de “mente coletiva”. Salpicada com um toque de drama expressivo, esta prática apresenta-se como convite para o desenvolvimento de corpos e mentes capazes, gentis, humildes, curiosas, alertas e conectadas ao prazer próprio de dançar e de se mover.
Práticas Anímicas com Pedro Ramos
Estas práticas de movimento compilam uma série de técnicas ligadas ao corpo, dentro e fora da arte, que entrelaçam experiências coreográficas, técnicas yoguicas e somáticas, estudos alquímicos e estratégias de afinação. Experiências durante as quais o corpo enquanto unidade psico-física, é envolvido e trazido para primeiro plano no diálogo com o espaço, respiração e com a sua própria dimensão interior. O corpo enquanto “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Exploram-se assim, um conjunto de tarefas preceptivas através da modelação da presença, que conduzem ao movimento e ao som, podendo resultar noutro tipo de expressão: da palavra, da escrita imagética ou da escrita sonora.
Formadores
Fotografia
(c) Ginásio Clube Português | 31-1-1944 - Aula de pugilismo dada pelo professor Xavier de Araújo, os dois alunos D. Nuno de Lencastre e António Artur Sampaio Teixeira, que foi entusiasta da modalidade, sendo Presidente da Associação de Pugilismo.
- Outros programas