Teresa Silva é uma artista portuguesa dedicada à investigação, criação e interpretação nas áreas da dança contemporânea e da performance. Entende a dança como um campo que excede o corpo físico, o que se traduz num trabalho de atenção e sensibilidade, bem como numa abordagem transdisciplinar do movimento.
Formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional, na Escola Superior de Dança (Licenciatura em Dança) e no PEPCC — Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica, do Forum Dança.
Desde 2008, interpretou cerca de 20 obras e assinou uma dezena de criações, destacando-se colaborações com Vera Mantero, Loïc Touzé, Filipe Pereira, Sara Anjo, David Marques, Elizabete Francisca, Kristina Norman, João dos Santos Martins, o coletivo La Tierce e Marco d’Agostin.
Em 2019, a peça Nova Criação foi selecionada como Aerowaves Priority Company. Em 2022, realizou o seu primeiro filme, Enjoy the weather: the film, estreado no FID - Festival International de Cinéma de Marseille, e colaborou com a artista plástica Kristina Norman em Orchidelirium - An appetite for Abundance, uma trilogia de filmes criada para a Bienal de Arte de Veneza. Em 2023, Por motivo de Força Maior foi distinguida como uma das melhores peças do ano pelos jornais Público e Expresso. Em 2024, a Fundação de Serralves dedicou-lhe um ciclo em torno da sua obra coreográfica, intitulado A dança a descer das nossas cabeças, e foi artista convidada do programa EM CASA dos Estúdios Victor Córdon.
Mais recentemente, tem explorado formatos fora do espaço cénico, através da criação de projetos, laboratórios e dispositivos de encontro na intersecção entre investigação e performance. Interessa-se por criar e transmitir práticas a partir das singularidades da experiência performativa, com o intuito de disponibilizar contextos de reflexão, (auto)conhecimento e transformação. Entre estes projetos, destacam-se Fazer falar o fazer - dispositivos para criar discurso sobre práticas artísticas, Oráculo expandido e Ah! - a prática artística enquanto ferramenta de transformação.
Integra a produtora Agência 25.
Fotografia: Vitorino Coragem