Nova edição da série Uma Coleção para Amanhã, agora com curtas intervenções de coreógrafos(as) acerca de questões fundamentais do estado do mundo, com base numa reflexão levada a cabo pela curadora do projeto, Cristina Peres, endereçada aos(às) artistas.
«Quase tudo já mudou no mundo de hoje, porém são muitos os modus operandi que permanecem inalterados. Perante duas guerras ativas, o aumento sensível da temperatura média do planeta, um continente de resíduos plásticos a vogar nos oceanos, um modelo económico baseado no crescimento que vai deixando mais milhões de pessoas à margem todos os anos e um consumo global que deixa a terra exaurida de recursos naturais cada vez mais cedo no ano, queremos ouvir os artistas. Pesam ou não estas questões nas escolhas que fazem? Entram elas em estúdio com eles na rotina diária? Que tipo de interrogações se lhes colocam quando um elemento da equipa vê barrada a entrada no seu país de trabalho? Estará a arte protegida das agressões? É ela imune à xenofobia? Caso não seja imune a ataques, como pode ela ser fortalecida? O que fazem para mantê-la um bastião da Humanidade?
Este programa foi pensado para interrogar os coreógrafos de primeira água e ouvir o que têm a dizer sobre a atualidade. Além do pensamento envolvido na criação dos espetáculos, queremos que nos digam como pensam o mundo. Fomos à procura das palavras deles para podermos transformá-las em mensagens curtas e rápidas como a velocidade do hoje.»
Cristina Peres
- Série completa no Canal de YouTube dos EVC.