TEMPORADA 2024

Agenda
event cover
  • Estúdios Victor Córdon
  • 01 janeiro 2024 31 dezembro 2024

  • O mundo é a casa do corpo.
  • Info
Os EVC lançam a primeira temporada enquanto plataforma autónoma e celebram a transversalidade artística com uma programação intensa que traz a Portugal o incontornável Akram Khan e conta com uma nova criação de Clara Andermatt.

O mundo é a casa do corpo.

Corpo enquanto matéria de herança comum. Corpo de escuta e ação; lugar de dança, deste e de outros mundos.
No início de um novo ciclo dos Estúdios Victor Córdon, confirmamos o compromisso de apoio à comunidade artística independente, com especial enfoque na área da dança. Confirmamos igualmente a dedicação à promoção de iniciativas que apoiem o início de carreiras, que intensifiquem o movimento de artistas dos e nos PALOP, que proporcionem espaços de presença das comunidades imigrantes e descendentes residentes em Portugal e que, de forma geral, sejam um exemplo da democratização do acesso às instituições culturais. Quando se invertem valores fundamentais é imperativo que se multipliquem ações com impacto direto na vida das pessoas afetadas por essa inversão, apesar das muitas frentes necessárias para responder às realidades que se anunciam pelo decorrer dos dias.
A Temporada 2024 pretende refletir o estado de um mundo em (des)agregação, acerca do qual é urgente pensar e agir. No ano em que se comemora meio século de liberdade e democracia em Portugal, precisamos de confirmar valores humanistas universais, pois estes não se estabelecem por si próprios através de uma qualquer mudança de regime ou contexto político. Estabelecer estes valores implica sempre um esforço permanente que se inicia no âmago da vida individual. O nosso tempo deverá ser um tempo de ação continuada no combate ao esquecimento, eterno inimigo das civilizações, bem como no reconhecimento de cada pessoa com dignidade e respeito.
As vozes e necessidades de criadores e intérpretes. O registo e a transmissão dessas vozes, vindas de muitas geografias. O pensamento em torno da criação artística e o seu impacto na realidade social. As rotas da língua portuguesa como lugares de encontro, partilha e estabelecimento de redes para a circulação de artistas, propondo avizinhar Norte e Sul. As comunidades migrantes residentes em Portugal e o papel da criação artística no processo de aproximação de culturas. As comunidades afrodescendentes e a sua presença nas instituições culturais e na sociedade em geral. O apoio à criação a artistas, festivais e instituições de ensino, assim como o suporte dado a jovens intérpretes e criadores em início de carreira. Estas são as principais linhas que norteiam a vintena de programas que trazemos em 2024.
Lançamos esta programação sabendo que o caminho pode moldar as intenções, tornando-a mais adequada às necessidades de quem dela pode usufruir, e, sendo certo que nem todas as propostas chegam ao ponto onde à partida as imaginamos, quando movidas por um espírito criativo e conciliador serão seguramente portadoras de mudança.
É neste lugar que propomos encontrar-nos. Numa casa do mundo.
Rui Lopes Graça
Janeiro, 2024
  • Outros eventos

Este website utiliza cookies. Saber Mais.