Com o intuito de convocar a presença das comunidades migrantes residentes em Portugal para os espaços institucionais, iniciamos a primeira edição do Programa Bailar o Mundo, que traz aos Estúdios Victor Córdon danças partilhadas em encontros sociais, de diferentes culturas e tradições.
A primeira ação acontecerá a 29 de abril, Dia Mundial da Dança, em colaboração com a ACV — Associação Caboverdeana. O baile começa às 18h30, contando com a presença do formador Zeca Cardoso, que convidará as pessoas participantes a aprender os passos básicos das danças Colá San Jon e Funaná.
Colá San Jon
O Colá San Jon, em português "Colar ('chamar', 'aclamar') São João", é uma expressão cultural da dança e identidade cabo-verdianas, que reúne milhares de pessoas numa grande festa de romaria ao som poderoso dos tambores, muita cor, danças e alegria, enquanto São João, o santo mais festejado em Cabo Verde, é levado pelos braços do povo. Os cortejos incluem as coladeiras, que dançam freneticamente e que executam, aos pares, movimentos rítmicos ao som dos tambores, e os capatazes, que disciplinam a dança usando apitos e que dirigem a organização, trocando os pares para dançar.
Funaná
Funaná é uma dança tradicional cabo-verdiana acompanhada pelo género musical com o mesmo nome, tocado na base de um acordeão e um ferro e em ritmo binário, semelhante ao merengue. É uma expressão cultural que reflete o estilo de vida quotidiana dos cabo-verdianos, uma dança contagiante que se dança a pares em todo o tipo de celebrações. É a dança tradicional cabo-verdiana mais dançada em todo o mundo.
Esta ação em modo aula é de entrada livre e aberta a qualquer pessoa, independentemente da sua experiência em dança, mediante inscrição prévia através do formulário acessível nesta página.
Vemo-nos lá!