No Dia Mundial da Dança queremos celebrar juntos esta insubstituível forma de expressão que diariamente nos estimula, aproxima e comove. Numa arriscada “aventura sem mapa”, nas palavras de Pina, descobre-se um mundo a cada novo projeto e constroem-se pontes afetivas, sociais e artísticas que enriquecem o nosso panorama cultural.
É pelo lugar fundamental que a Dança ocupa no contexto das artes performativas que os Estúdios Victor Córdon decidiram, em conjunto com a jornalista e crítica Cristina Peres, criar o ciclo de conversas Uma Coleção para Amanhã, dedicado a conhecer a vida e obra de criadoras e criadores contemporâneos ligados à disciplina.
O projeto foi lançado em 2021, durante a pandemia, e teve como primeira convidada a coreógrafa cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas. Dessa primeira conversa surgiu um nome para o convite seguinte, e, assim, num encadeamento espontâneo surpreendente, a coleção foi nascendo. Dela fazem parte algumas figuras fundamentais da dança portuguesa que lideraram importantes inovações e ruturas nas artes performativas no nosso país ao longo das últimas quatro décadas.
É uma coleção singular, diversa, que dá lugar às perguntas que ainda não tínhamos feito e nos revela que o «corpo que dança abriu caminho à expressão de muitos outros corpos e a uma diversidade de experiências que criaram mistura. Encurtando a história, que é afinal recente, incluímos a palavra e a reflexão para formular de outra maneira, e em paralelo, as descobertas que os corpos nos levaram a fazer.» (Cristina Peres, 2021)
É divulgando os extraordinários encontros de Uma Coleção para Amanhã que em 2023 celebramos o Dia Mundial da Dança, procurando aprender e pensar em conjunto, numa partilha profícua de experiências de e para a comunidade artística, aberta a quem connosco quiser comemorar!
Toda a Coleção disponível aqui.
O Teatro Viriato, em Viseu, e o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, juntam-se a nós nesta celebração.