CAUSA MAIOR é um projeto desenvolvido pela Companhia Maior (2021-2023) e apoiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”. Tem como objetivo avaliar e refletir sobre o “valor social” da Companhia Maior com a intenção de o demonstrar publicamente e ampliar as vozes das pessoas e do trabalho artístico e crítico da companhia. Pretende-se explorar outras leituras e outros lugares do envelhecimento e contribuir para o debate de políticas públicas mais adequadas para a saúde e bem-estar dos mais velhos, através do exemplo da Companhia.
Depois das criações de Sofia Dias e Vítor Roriz e Ricardo Neves-Neves, em 2023 a Companhia inicia uma nova criação com Aldara Bizarro. Para além da componente coreográfica, CAUSA MAIOR desenvolve uma vertente retrospetiva da avaliação de impactes do projeto na qualidade de vida dos seus participantes, complementada por uma vertente prospetiva, assente num estudo longitudinal ao longo dos três anos.
O projeto termina com uma nova criação de Aldara Bizarro, coreógrafa que reúne uma experiência sólida no diálogo inter-geracional e na atenção da comunidade não profissional, neste caso em particular, as pessoas de idade mais avançada e de menor protagonismo na sociedade.