Vânia Doutel Vaz, angolana nascida em Portugal, é intérprete e criadora de dança. Estudou na Royal Academy of Dance, na Escola de Dança do Conservatório Nacional Português e no Forum Dança.
Foi membro da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, da Revista à Portuguesa no Parque Mayer, da discoteca Trumps, do Nederlands Dans Theater II, do Cedar Lake Contemporary Ballet e da companhia de teatro imersivo Punchdrunk, entre outros. Trabalhou como freelancer com Tânia Carvalho, Shannon Gillen, Adam Linder e Uri Aran, entre outros artistas. Desde 2018, trabalha como intérprete e diretora de ensaios com Trajal Harrell. Desde 2024, trabalha com Ligia Lewis, tendo substituído a artista no solo A Plot | A Scandal.
Dirige o movimento para o Teatro Griot, Zia Soares, o coletivo Aurora Negra, o Teatro Praga, Gio Lourenço, Paula Diogo e Carolina Varela.
Criou e interpretou o solo O Elefante no Meio da Sala (2022), a vídeo-performance ad aeternum (2020) e a pop-up performance duracional Bureauc'Art (2019).
É membro da UNA desde 2021. Em 2023, foi destacada na POWERLIST da Bantumen.
Fotografia
© Theo Gould