Teresa Fabião

Artistas

Porto, Portugal, 1983.

Teresa Fabião é bailarina, educadora, pesquisadora e ativista pelos direitos humanos. Desde 1989, desenvolve um percurso multidisciplinar de criação, formação e investigação, nos trânsitos entre diversas linguagens do corpo (ballet, contemporâneo, danças africanas e afrobrasileiras), e entre diversos contextos do fazer-pensar dança (contexto académico, artístico e popular). Possui Pós-Graduação Estudos Contemporâneos em Dança (2008), Mestrado em Dança (2011) e Doutoramento em Artes Cénicas (2016), graus concedidos pela Universidade Federal da Bahia, com bolsas do governo brasileiro. Autora do livro “Danças africanas e Interculturalidade em Portugal” (2014). De 2008 a 2016, residiu no Brasil onde aprendeu e colaborou com diversos coreógrafos, bailarinos e mestres da cultura popular. Lecionou na licenciatura em Artes Performativas na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa em 2017, e na Arte Total (Braga) em 2018. Investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), integrada no grupo de investigação em Estudos Culturais. Idealizadora e cofundadora do “Corpo de Encontro”, laboratório de criação que acontece em parceria com diferentes espaços/criadores no Porto, desde 2018. A sua criação transAtlântica foi contemplada pelo Apoio à Circulação de Espetáculos/GDA (2018), sendo apresentada em Portugal, Brasil, Espanha e Itália. Certificada em Terapia pelas Artes Expressivas pelo Tamalpa Institute (Califórnia) com Anna Halprin. Membro da International Community of Women Living with HIV. Colabora regularmente com a Seres, única associação em Portugal para mulheres vivendo com hiv. Recentemente, vencedora do Programa EYE da União Europeia, com projeto que cruza a a arte, saúde e educação. Co-fundadora do VIRAL, o primeiro coletivo em Portugal que aborda a arte como um espaço de empoderamento e ressignificação do imaginário coletivo em torno do hiv/ sida. Sua missão é (re)conectar as pessoas com a sabedoria de seus corpos e sua expressão criativa. Na sua prática artística e pedagógica explora a relação metafórica entre movimento e a maneira como interagimos com o mundo, defendendo um entrelaçamento entre processos criativos/ interculturais/ interpessoais. Sua ação se expande por diferentes níveis de consciência (físico, emocional, mental, social, ambiental), compartilhando um caminho que combina desenvolvimento pessoal, expressão artística e comprometimento social. Teresa defende a dança como prática de transformação social, no seu potencial de aproximar pessoas e comunidades.

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