Licenciada em Teatro (ESTC), mestre em Encenação (ESTC) e Doutorada em Artes Performativas (FLUL), Statt Miller tem-se dedicado à teorização das artes cénicas e à crítica teatral. É membro da APCT (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) e da IACT (Associação Internacional de Críticos de Teatro) desde 2016, bem como investigadora bolseira do Centro de Estudos Clássicos (Departamento de Martirologia e Hagiografia) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no qual desenvolveu uma tese subordinada ao tema O Martírio Cristão como Performance.
Colaborou com a revista de artes performativas Sinais em Linha (www.sinaisemlinha.wordpress.com) e é autora do blog O Calcanhar de Aquiles (www.ocalcanhardeaquiles.wordpress.com), onde publica as suas críticas de teatro de forma regular.
Statt Miller desenvolve trabalhos como performer e dramaturga. Faz parte da associação artística Propositário Azul e é consultora artística de LoboMau Produções. Adicionalmente, tem colaborado com vários encenadores e companhias do contexto nacional, tais como Martim Pedroso & Nova Companhia, LAMA teatro, Gato que Ladra, OS PATO BRAVO, entre outros.