Rui Alexandre, Ensaiador da Companhia Nacional de Bailado (CNB), começou a exercer funções de ensaiador em 2010, ainda como bailarino solista, e sob a direção artística de Vasco Wellenkamp. Nesse ano, foi assistente deste coreógrafo, nos bailados A Chuva Cai na Poeira... e Lento para Quarteto de Cordas, e ainda de Marco Cantalupo, em Light, e Cayetano Sotto, em A Sagração da Primavera. Remontou ainda a obra Savalliana, de Rui Lopes Graça.
Em 2011, sob a direção artística de Luísa Taveira, foi oficialmente promovido a ensaiador. Remontou o bailado clássico Romeu e Julieta, de John Cranko, e foi assistente nas criações Du don de soi e Uma Coisa em Forma de Assim, de Paulo Ribeiro, e Noite de Ronda, de Olga Roriz. Em 2012, remontou A Bela Adormecida de Ted Brandsen e deu assistência a Paulo Ribeiro na curta-metragem La Valse. No mesmo ano, foi assistente de Olga Roriz na produção A Sagração da Primavera e de Anne Teresa de Keersmaeker nas produções A Noite Transfigurada, Fauno e Grosse Fuge, coreografias que remontou nos anos seguintes. Destaca ainda a sua experiência como assistente nos bailados O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte), Orfeu e Eurídice e Treze Gestos de um Corpo (Olga Roriz), Mozart Concert Arias e Grosse Fuge (Anne Teresa de Keersmaeker), Lídia (Paulo Ribeiro), Minus 16 (Ohad Naharin), O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte), Carnaval (Victor Hugo Pontes), Quinze Bailarinos e Tempo Incerto (Rui Lopes Graça) e Dido e Eneias (São Castro e António Cabrita). Em 2018, foi assistente de Tânia Carvalho na nova criação S, e trabalhou com Ambra Senatore numa nova criação da coreógrafa para a CNB, Tocata e Fuga. Em 2023, ensaiou o bailado La Sylphide (Auguste Bournonville), nomeadamente os papéis de James e Gurn. Em 2024, remontou o pas de deux do bailado Concerto Barocco (George Balanchine).
Além de ensaios e remontagens de bailados, leciona aulas de Dança Clássica para a CNB desde 2014, e, em 2017, lecionou master classes de dança contemporânea e dança clássica em várias escolas e teatros do país, durante as digressões nacionais da CNB.