Os EVC recebem o Coffeepaste como um dos Parceiros de Temporada, programa que pretende apoiar estruturas de produção artísticas independentes no desenvolvimento de projetos que complementam a ação dos EVC. Com o foco na promoção do conhecimento, Parceiros de Temporada vem, assim, ampliar o espaço dedicado às práticas artísticas e de investigação da comunidade artística, fomentando a partilha da responsabilidade na ação e incentivando a cooperação.
O autor da crítica de Teatro não tem a mão de Deus, só o calcanhar de Aquiles
Para todos os ofícios, excepto o de censor, é indispensável uma aprendizagem: os críticos fazem-se antecipadamente. Lord Byron
Neste workshop pretende-se analisar o papel da (não) existência da crítica de teatro em Portugal, os seus propósitos, métodos e tipos de discurso; discutir a diferença entre opinar e criticar; determinar o que é o espaço do autor num texto de crítica; falar sobre a essencialidade do conhecimento do que se debate quando se critica; esboçar os pontos essenciais que compõem um texto de crítica e munir os participantes da habilidade de desenvolver enunciados críticos sobre espectáculos teatrais.
Partilhar sentidos
Dance can be discussed, debated, written about, analysed and explored from a wide variety of perspectives. Alexandra Carter (1994)
Tendo em consideração o enunciado anterior, pretende-se, com este workshop sobre crítica de dança, identificar pontos de vista configuradores do território da disciplina, discutindo-os em termos de utilidade e oportunidade para o processo de aproximação à produção coreográfica e aos percursos dos seus criadores. Assim, o que criticar?, como criticar?, para quê criticar?, funcionarão como questões orientadoras de um debate persistente e certamente inacabado. Numa segunda sessão, o workshop oferecerá uma oportunidade para partilhar ideias e textos de análise crítica sobre uma mesma obra coreográfica.