Vestígios de Azul ⎯ Helena Dawin

Agenda
event cover
  • Estúdios Victor Córdon
  • 15 abril 2024 29 abril 2024

  • Residências Artísticas
  • Info
A artista alemã está em residência nos EVC no âmbito do programa Em Trânsito, com a sua pesquisa / performance "Vestígios de Azul", que fala de dança e memória.

Vestígios da memória, vestígios de azul. Como criamos vestígios com a dança, a arte mais efémera? Como é possível o azul estar ligado tanto ao esquecimento como à memória e às saudades? Quais os vestígios que a cor azul deixou na história? Uma performance à volta dos vestígios e da memória, e da cor azul.

Helena Dawin está em residência artística nos EVC no contexto do programa Em Trânsito, através do qual os EVC mantêm uma colaboração contínua com vários festivais. Vestígios de Azul foi o trabalho selecionado para integrar o programa SPRING!, da Rede MORE, na edição de 2023/2024. SPRING! oferece ferramentas de apoio à criação e produção artísticas nas suas diferentes fases, com o intuito de apoiar e realçar a importância dos processos como espaço de experimentação, reflexão e partilha e cumplicidade em carreiras artísticas sustentáveis e autónomas.

Além de três períodos de residência (nos Estúdios Victor Córdon, Forum Dança, Polo Cultural Gaivotas e Espaço Alkantara), foi atribuída ao projeto de Helena Dawin uma bolsa de criação e este será apresentado na 5ª edição do Encontro Bienal de Artes Performativas - (Re)union.

REDE MORE

A Rede More é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua no contexto nacional e internacional no campo das artes performativas e tem como objetivos promover a criação, investigação e capacitação artísticas através do desenvolvimento e fortalecimento de ligações entre todos aqueles que fazem das artes performativas o seu universo artístico.

SOBRE A ARTISTA

Helena Dawin estudou Literatura, Psicologia e Estudos Latino-Americanos e formou-se pela Dance Intensive na Tanzfabrik Berlin. Frequentou também o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) do Fórum Dança e foi bolseira do Danceweb Programme em 2015. Atualmente, continua a desenvolver o seu trabalho de pesquisa coreográfica de forma independente. Inspirada pelo livro Blue: In Search of Nature's Rarest Color, em Vestígios de Azul a artista revisita os temas do vestígios e da memória - e recentemente da cor azul - como conceitos inextricavelmente ligados.

Evento público

ensaio aberto

29 ABRIL

20H30

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
  • Outros eventos

Este website utiliza cookies. Saber Mais.