THIS IS ONLY ABOUT DANCE, ou CARTAS PARA A NUVEM — Hugo C. Mendes

event cover
  • Estúdios Victor Córdon
  • 09 fevereiro 2026 20 fevereiro 2026

  • Residências Artísticas — 2026
  • Info
Hugo Cabral Mendes em residência artística nos EVC com o 3º projeto do tríptico iniciado em 2024.

"This is only about Dance, ou Cartas para a Nuvem" é um espetáculo multidisciplinar que explora a interseção entre dança, corpo e memória real e artificial e é a conclusão de um tríptico que Hugo Cabral Mendes iniciou em 2024 intitulado de "Cartas para a Nuvem" que se divide em três partes:

•⁠ ⁠"Cartas para a Nuvem" •⁠ ⁠"Cartas de um Bailarino para a Nuvem" •⁠ ⁠"This is only about Dance, ou Cartas para a Nuvem"

O tríptico “Cartas para a Nuvem” procura eternizar a arte efêmera, através da criação de uma memória partilhada entre o público e performers, onde o público é convidado a participar na obra através de uma cloud onde se pode eternizar a memória do espetáculo. Eternizamos o momento através de três alicerces: físicos, analógicos e digitais. Três qualidades diferentes: invisível, imaginário e palpável. Três estados diferentes: gasoso, líquido e sólido. Fundimos: aquilo que o nosso olhar quer recordar, aquilo que o nosso coração quer guardar e aquilo que a nossa pele não vai esquecer.

"This is only about dance" vem de todas as danças extintas, seja por mero esquecimento da coreografia ou do momento, seja pelos anos de violência do colonialismo e do imperialismo que extinguiu muitas danças, tradições e memórias. Vem de todas as improvisações que já se fizeram e que ficaram apenas registadas na memória de quem as viu e de quem as fez. Seja das danças dos ídolos e referências que numa memória que não nos pertence e nos é transmitida, encontra-se com a nossa imaginação. Seja das danças noturnas que nos sorrisos e olhares que as dançaram, foram esquecidas no seu estado apoteótico de embriaguez do agora. Seja das danças da vida que muitos corações e memórias nos levaram.

“Cartas para Nuvem" existe na procura de como eternizar algo que só existe por não ser possível eternizar. O lugar em que se vive em paz com a impermanência de viver o esquecimento. Um corte com o passado, uma falha na programação ou na receção dos sinais que nos fazem existir na nossa solidão do pensamento e da nossa intimidade com um futuro de efemeridades e de "agoras" que só existem à velocidade da luz do Sol.

Vivemos numa era em que a atenção é fragmentada e a validação se resume a um clique, habitamos e encontramo-nos a mergulhar profundamente em nós através da solidão do ecrã, deixando memórias registadas eternamente na Nuvem.

Convida-se o público a filmar e fotografar o ato em que as ideias se transformam em partilha, e a experiência conclui-se no novelo invisível dos olhares e das sinapses que se cruzam nos corações, que se trespassam pela troca do que nasce nos lugares mais íntimos do nosso interior — o SONHO — a participar na criação de uma memória coletiva neste lugar invisível, deixando registadas as suas cartas para a cloud, isto é, a partilhar numa cloud/drive as experiências e momentos que um dia, na efemeridade da dança, esquecemos.

A dança extingue-se quando o último espectador e o último performer morrerem. Desta forma através da Cloud digital conseguimos eternizar a dança, eternizando o momento de troca direta da obra para com o público.

Estes corpos não são só os seus corpos. São os corpos de todas as danças que já se extinguiram. A Dança é um ser efêmero em vias de extinção. Estes corpos não são só os seus corpos. São os corpos da Humanidade.

Este espetáculo "This is only about Dance, ou Cartas para a Nuvem" conclui o tríptico e representa uma tentativa de conciliar e de desafiar o mundo físico e o digital, a tradição e a inovação, a efemeridade e a eternidade.

Imagem

Ricardo Nunes Silva

Este website utiliza cookies. Saber Mais.