Já na sua 6ª edição, o programa Território, dedicado a jovens bailarinos entre os 14 e os 18 anos, convida coreógrafos de incontestável relevância internacional, dando a oportunidade a vários talentosos alunos de dança de trabalhar e aprender com criadores de renome.
Todos os anos, os EVC convidam um coreógrafo consagrado e um coreógrafo emergente para liderar o programa. Contando com a apresentação de uma nova criação, uma reposição imperdível e ainda a estreia de uma curta-metragem de um jovem realizador promissor, este ano o programa tem a honra de receber a dupla de coreógrafos Sol León & Paul Lightfoot, o coreógrafo Douglas Lee e o realizador Mário J. Negrão.
Os bailarinos selecionados têm a oportunidade de usufruir do conhecimento e da visão estética dos coreógrafos convidados, numa experiência profissionalizante e potenciadora de um olhar diverso e inclusivo.
No Território VI, Sol León & Paul Lightfoot estão em Portugal pela primeira vez para ensaiar e apresentar uma reposição da peça de referência Sad Case, interpretada pelos participantes. Além do processo de aprendizagem com a dupla holandesa, os bailarinos estão a ser coreografados por Douglas Lee, que irá apresentar uma nova criação no contexto do programa. Por fim, enquanto os jovens habitam os EVC e dão o seu melhor, o realizador Mário J. Negrão acompanha o processo de criação e ensaios, com vista a realizar uma curta-metragem que refletirá a sua visão do programa e as dinâmicas de trabalho destes jovens ao longo várias das semanas. A captação, realização e edição da curta-metragem tem lugar durante a fase de criação.