Realiza-se, pelo 3º ano consecutivo, o programa de incentivo à criação artística Itinerários, dirigido a criadores moçambicanos da área da dança. A primeira fase do programa teve lugar em Alcanena, no Festival Materiais Diversos, e a segunda residência artística realizou-se em Guimarães, onde os artistas foram acolhidos pel’A Oficina.
Por fim, no fim de outubro chegamos à terceira e última fase de residência artística dos Itinerários, que acontecerá em Lisboa, numa das casas fundadoras do programa: os Estúdios Victor Córdon.
Na capital, os artistas continuarão a desenvolver o seu trabalho, que será partilhado com o público na fase final da residência, a 9 de novembro. Durante o período em que estarão em residência, irão também dirigir três aulas abertas, naquela que será uma oportunidade de conhecerem pessoas interessadas em dança e profissionais desta área em Lisboa. Além de visitar a cidade, os três artistas poderão entrar em contacto e familiarizar-se com outros artistas e agentes culturais radicados aqui, bem como conhecer espaços culturais de Lisboa. Nesta última fase do trabalho, a coreógrafa Piny virá aos EVC em alguns momentos, para acompanhar o processo artístico de cada um.
Esta é uma parceria entre os Estúdios Victor Córdon e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português em Maputo.