Falar as Danças apresenta uma série de episódios, tanto em português como em inglês, em que artistas da cena internacional da dança contemporânea discutem questões que fazem da dança e da coreografia um terreno inesgotável de experimentação, problematização e pensamento.
Uma co-produção entre os Estúdios Victor Córdon e a Associação Parasita, com curadoria de Carlos Manuel Oliveira.
Neste novo episódio, convidámos Bojana Cvejić a ler-nos um excerto adaptado de um capítulo de livro em manuscrito, intitulado: “Trabalhamos com os materiais que nos resistem”.
Bojana é autora de vários livros, como “Choreographing Problems”, de 2015, e “Toward a Transindividual Self: A Study in Social Dramaturgy”, com coautoria de Ana Vujanović. Desde 1996, criou, participou e colaborou em inúmeras obras de ópera, dança e teatro na Europa como coencenadora, dramaturga ou performer. Bojana também é coautora de diversos vídeos e videoinstalações que exploram a dança e a coreografia, tais como “...in a non-wimpy way...”, com Steve Paxton, de 2013; “Yvonne Rainer’s WAR”, do mesmo ano; e “Spatial Confessions”, para a Tate Modern, em 2014. A sua investigação em coreografia social, transindividualidade e teoria crítica move-a politicamente, levando-a a organizar plataformas coletivas de autoeducação e produção experimental, como o PAF – Fórum de Artes Performativas em St. Erme. Desde 2017, divide o seu tempo entre Oslo, ensinando Teoria da Dança na Academia Nacional das Artes de Oslo, e Bruxelas, onde ensina na P.A.R.T.S.
A série é publicada nas seguinte plataformas:
Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts, Radio Public, Castbox e Soundcloud.
Também podes ter acesso aos episódios traduzidos (PT - EN) AQUI.