No último episódio da série Falar as Danças, convidámos Sofia Dias e Vítor Roriz a derivar por pensamentos e situações do seu trabalho coreográfico, por entre “O barulho das cadeiras”.
Dias e Roriz são uma dupla de artistas/coreógrafos a colaborar desde 2006. A natureza híbrida da sua pesquisa, associada a uma curiosidade e necessidade de experimentação, levou-os à criação de vários espetáculos, performances, faixas sonoras, vídeos, podcasts e instalações, atravessando diferentes contextos e esbatendo limites entre áreas artísticas. Os seus espetáculos para palco, predominantemente interpretados pelos dois, convocam uma linguagem coreográfica depurada em ligação com a palavra e a voz. Em 2011, foram consagrados com o Prix Jardin d'Europe e o primeiro lugar no Aerowaves Spring Forward com o espetáculo “Um gesto que não passa de uma ameaça” de 2011. Fizeram a curadoria do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança, em 2018 e 2023, e, no biénio 2023/2024, são artistas residentes na Fundação Champalimaud.
Falar as Danças apresenta uma série de episódios, tanto em português como em inglês, em que artistas da cena internacional da dança contemporânea discutem questões que fazem da dança e da coreografia um terreno inesgotável de experimentação, problematização e pensamento. Uma coprodução entre os Estúdios Victor Córdon e a Associação Parasita, com curadoria de Carlos Manuel Oliveira.
A série é publicada nas seguinte plataformas:
Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts, Radio Public, Castbox e Soundcloud.
Também podes ter acesso aos episódios traduzidos (PT - EN) AQUI.
Imagem
© Joana Linda