Exposição patente de 13.12.24 a 21.02.25
"Tudo começou no Estúdio 1, no final de 2022, à conversa com a equipa dos EVC. A audácia exaltou-se e perguntei, da forma mais espontânea e decidida possível, se haveria lugar possível de acolhimento para um jovem fotógrafo. Foi assim que surgiu um convite para integrar o programa de Residências Artísticas de Fotografia, que consistiria na captação de momentos de dança e prática que fazem parte das várias atividades, programas e dinâmicas dos Estúdios. Convite este que se revelaria uma pista de descolagem, apontando para uma linguagem mais autoral na fotografia das artes performativas, assim como um catalisador significativo para o meu percurso profissional. Hoje, exponho um manifesto sobre o ambiente e o movimento que envolvem os Estúdios." — Guilherme Gouveia
Artistas/Criadores presentes nas fotografias:
Afonso Nunes, Amália Santos, Amélia Socovinho, Carolina Manuel, Carolina Soares, Carolina Vasconcelos, Catarina Campos, Diogo Igor Amaral, Fátima Brito, Filipa Bacelar, Francisco Freire, Gaya de Medeiros, Guilherme Barroso, Hugo Cabral Mendes, Jo Bernardo, Laure Fleitz, Lívia Espírito Santo, Luciene Cabral, Marco Olival, Paulina Santos e Rafael Belinha.
Programa de Residências Artísticas de Fotografia
O programa de Residências Artísticas de Fotografia constitui um espaço de apoio a fotógrafos(as) que pretendam aprofundar a sua linguagem na área das artes performativas e da dança em particular. A especificidade desta vertente da fotografia encontra na diversidade da programação dos Estúdios Victor Córdon um vasto leque de ações que se tornam muito enriquecedoras para os participantes na iniciativa. Ao longo da residência, os fotógrafos contam com a possibilidade de propor imagens à equipa dos EVC e aos artistas fotografados, num processo de construção de discurso e promoção do trabalho realizado, através dos nossos canais de comunicação.