Elizabete Francisca ― ELLES DISENT

Agenda
event cover
  • EVC
  • 13 setembro 2024 29 novembro 2024

    18h30

  • Espaço Expositivo
  • Info
A convite de Carlota Lagido e inserida no ciclo "cérebro, olhos, mãos e papel", é inaugurada na próxima sexta-feira a exposição ELLES DISENT, de Elizabete Francisca.

ELLES DISENT

Desde que comecei a dançar, a prática do desenho deixou de existir. Tive de focar-me em aprender algo completamente novo, e já numa fase tardia, se pensarmos no percurso convencional de uma bailarina profissional. Desenhar passou a acontecer em momentos altamente esporádicos, rarefeitos, desgarrados e até arbitrários. Em 2021, durante o processo de criação de MINA (filme), a Carlota pôs-me a mexer, mas também a desenhar. Em Alfafar, com 12 mulheres à volta de uma mesa, entre comida, livros e conversas, ela deu-me um pássaro. E ali fiquei eu. Lentamente, testando lápis, avivando esta ligação mágica entre ver e passar para o papel, num misto de medo e excitação. Voltar a algo que me pertenceu, não sabendo se ainda me pertencia, se estava em mim. Recentemente, a Carlota desafiou-me mais uma vez: mostrar desenhos, aqui nos EVC. Diria que este gesto é de alguém que realmente olha o outro, para além das evidências, do sabido. Desses alguéns que dão aquele empurrãozinho que deixa ver desdobramentos que todas temos, correndo qualquer risco. E olhar, ou dar-se tempo para ver, é realmente o que o desenho me proporciona. Um estar pleno, de profunda presença e conexão, que é uma coisa que nestes tempos me parece extremamente necessária, nem que seja por alguns minutos.
Por isto, esta exposição contempla desenhos de diferentes momentos temporais, marcando assim diversos afazeres e humores, mas também fotografias*, porque foram concebidas em Alfafar. E porque me puseram elas também — as fotografias — a manusear materiais de várias ordens, outras materialidades. Voltar a fazer coisas com as mãos. E que feliz isso me fez. Saber que se um dia a dança me falhar ou faltar, ou se eu lhe faltar, haverá este mundo que me ocupa. O das mãos que arrastam tudo o resto. — Elizabete Francisca

*As fotografias foram concebidas em colaboração com a artista Larissa Lewandowski e contam com a participação da Wicca Magda Ferreira/ ativista PWUD.

cérebro, olhos, mãos e papel

Que capacidade é essa do corpo que transporta o que observamos e o encerra numa folha de papel? Falo do corpo a transmutar-se em desenho, numa fusão intrincada entre olhos, mãos e papel. É como o desenvolvimento de um músculo mental que de forma misteriosa se prolonga pelo braço, chega à mão e percorre o papel. Transforma-se em movimento e dinâmica. Há pessoas das artes performativas que desenham mesmo antes de usarem o corpo como instrumento. Luís Guerra, João Galante e Elizabete Francisca são algumas dessas pessoas. Estas exposições revelam três formas diferentes de usar a musculatura mental, cada uma com a sua identidade e beleza. O desenho é um ato físico que requer tempo, memória, foco, prática, vontade, resistência e liberdade. É como dança. ― Carlota Lagido

INAUGURAÇÃO

13 SETEMBRO às 18h30
Estúdios Victor Córdon
Artista convidada

Elizabete Francisca

Curadoria

Carlota Lagido

Exposições anteriores

Luís Guerra, João Galante

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Este website utiliza cookies. Saber Mais.