Partindo de uma série de entrevistas e testemunhos, que viajam entre a memória do passado e relatos do presente, Francisca Neves propõe um espetáculo que parte de uma longa pesquisa com jovens em idade escolar, para a construção de um espetáculo que analisa a violência e o conflito que podem resultar de um processo de educação.
Cartografia do Crescimento será um espetáculo para duas intérpretes, construído a partir da coletânea biográfica e documental de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos. Estruturado na estética de uma conferência não-convencional, a pesquisa que origina o espetáculo baseia-se nas entrevistas de Marshall, em estudos psicológicos e comportamentais da criança, no estudo das repercussões da cultura patriarcal de Marianne Wex e no conceito de incorporação de uma abstração e repetição de Anne Teresa de Keersmaeker.
Pretende-se, assim, criar um espaço de representação híbrido e informal que possa ser transformado pelas intérpretes. Um espaço plástico indefinido em constante construção e desconstrução, se apresente como matéria para manipular e refletir sobre os processos de desenvolvimento da criança. Uma matéria especulativa (composta por tijolos, barro, madeira, papel, etc.) que articule algumas das ideias dramatúrgicas centrais em Cartografia do Crescimento.
FICHA ARTÍSTICA