Cláudia Nóvoa inicia a sua formação em dança em 1972, com o professor Pirmin Treku. Em 1985 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, onde permaneceu até 2005, tendo a oportunidade de trabalhar com inúmeros coreógrafos nacionais e internacinais. Em 2004 frequentou o Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística e em 2007 termina a Pós-graduação em Educação pela Arte.
Criou espetáculos como “A Emoção da Mariposa Pairando Sobre uma Cascata de Pensamentos” , “Solidão aos Molhos, Solidão Fria, Nuvens de Solidão, Solidão com Todos”, “Beladepasmar”, “Berna, nº49 Kramgasse”, “Ela e o Mundo, o Mundo Nela”, “Olhos de Areia”, “Mar de Gente, Mundo Mar”, “ Amor aos Retalhos” e “Uma Certa Portugalidade”.
Enquanto coreógrafa, colabora regularmente com vários encenadores. Co-encenou e coreografou “Electra”, “ATM”, ” Hamlet” e “Napoleão ou o Complexo de Épico “ para a Companhia do Chapitô.
Nos últimos 16 anos lecionou na Escola do Chapitô. Atualmente, leciona na EPTC - Escola Profissional de Teatro de Cascais.
De 2016 a 2021 fez a direção artística de um projeto de circo, com jovens reclusos.